segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A velhice

Hoje de manhã vi num programa informativo da televisão uma notícia sobre o homem mais velho do Mundo, que morreu ontem num lar de idosos dos Estados Unidos, com 112 anos.
Eu sei que 112 anos é uma idade respeitável, mas... o que é que isto nos interessa? Reparem que se trata de uma notícia dizendo que morreu um senhor muito velhinho, (supostamente) o mais velho do Mundo, que disse, "antes de morrer", que o segredo da sua longevidade era comer uma banana por dia.
Maravilhoso!

Primeiro, eu gostava de saber quem são os jornalistas que procuram e identificam as pessoas mais velhas do Mundo. Sim, as pessoas, porque eu nunca vi duas notícias sobre a pessoa mais velha do Mundo que dissessem que é a mesma pessoa. São sempre pessoas diferentes! Ou é um velhinho que come bananas todos os dias num lar de idosos nos Estados Unidos, ou é um velhinho peruano que fuma folhas de coca e faz grandes caminhadas algures lá no cimo de uma montanha muito alta, ou é uma velhinha chinesa que todos os dias planta arroz e bebe chá de ervas... Todos os dias há uma pessoa mais velha do Mundo, querem que as pessoas acreditem?!

Segundo, como é que a fonte desta notícia (seja ela o jornalista ou não) sabia que este senhor ia morrer e conseguiu perguntar-lhe qual era o segredo mesmo antes de isso acontecer? Ou será que foi o próprio senhor velhinho que acordou um pouco mal disposto e resolveu revelar o seu segredo da longevidade em vez de dizer "bom dia" às pessoas (senhores e senhoras de idade igualmente respeitável, muitos deles utentes assíduos de autocarros durante anos e anos a fio, e que só não são leitores deste blogue porque são americanos e não sabem ler português)? "Olhem, eu aguentei-me até aqui porque em vez de tomar os comprimidos que os médicos me mandavam dava-os ao gato e comia uma banana. Não sei se foi por isso que os gatos nunca duraram muito, mas a mim as bananas fizeram-me bem".

Por último, porque é que isto é notícia??
Vejamos, a mim parece-me que a coisa mais provável de acontecer à pessoa mais velhinha do Mundo é... isso, morrer. É normal!
Eu não vejo notícias todos os dias a dizer "Acabou de nascer o bebé mais novo do Mundo, um chinoca com os olhos em bico cuja primeira refeição foi uma taça de arroz plantado pela tetra-avó... não, peço desculpa, afinal nasceu agora mesmo um bebé americano já obeso que... e recebemos uma informação de última hora, o bebé mais novo do Mundo acaba de nascer algures nas montanhas do Peru, já com a pele envelhecida do sol. A notícia chegou a um canal de televisão peruano através do tetra-avô do bebé, que desceu a montanha a correr"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que é que tens a dizer sobre isto?!