segunda-feira, 9 de setembro de 2013

X-men (and women)

Não, não venho aqui falar dos super-heróis mutantes da Marvel, Wolverine e companhia, mas sim dessa classe de pessoas, normalmente adolescentes, que escrevem português (e eventualmente outras línguas) com recurso sistemático e excessivo à letra "x"!
Certamente terão notado que usei, intencionalmente diga-se, uma palavra com a letra "x". Até aqui tudo bem. As palavras que se escrevem com "x" podem e devem ser escritas com "x". Mas só essas! Eu não ando para aí a excrever com "x" em tudo quanto é palavra, de forma ridícula, só porque alguém um dia se lembrou de comexar a excrever axim com a juxtificação de que "é fofinho". E também não gosto que escrevam para mim assim. É uma questão de educação. Que eu saiba não aprendemos português na escola para depois ser capaz de exteriorizar o carinho que sentimos por outra pessoa (viram, outra palavra que realmente se escreve com "x"). Para isso temos o intervalo, e o pavilhão da escola... E na maior parte das vezes nem sequer é preciso falar muito.

Por outro lado, se isso fosse verdade, os viseenses eram todos fofinhos. Ora, procurem uma imagem ou notícias sobre Fernando Ruas na internet e digam-me se faz algum sentido afirmar isso. Claro que não!

Vá lá, se não sabem falar português e querem ser fofinhos escrevam ou falem em italiano (diz que resulta) mas em "portuguêx" é que não.
Obrigado.

1 comentário:

Que é que tens a dizer sobre isto?!