sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A janela aberta ou fechada?

Eu acho que os autocarros deviam ter espaços diferenciados, tipo fumadores/não fumadores, mas para pessoas friorentas/calorentas.

Em dias de muito frio, ou de muito calor não há grande problema, a grande maioria das pessoas está de acordo quanto ao estado em que devem permanecer as janelas do autocarro: se está muito calor deixa-se a janela aberta, se está muito frio deixa-se a janela fechada. O problema surge quando não está frio nem calor... os friorentos querem a janela fechada porque acham que está frio, os calorentos querem a janela aberta porque acham que está calor.

É engraçado ver a luta, qual disputa territorial, pelo controlo de uma janela de autocarro. Entra uma destas senhoras friorentas e senta-se imediatamente ao pé de uma janela que está aberta, não sem antes a fechar. Mesmo que todos os lugares estejam vazios e todas as janelas fechadas excepto uma, esta senhora senta-se ao pé da janela aberta, só para a poder fechar, como que reservando aquela janela. Depois entra pelo menos uma outra senhora, calorenta, que sem desconfiar que aquela janela já está "reservada", pergunta se pode abri-la... doidinha! Os mais corajosos nem perguntam, abrem logo a janela sem dizer nada. Em menos de nada estão a levar com uma hortaliça na testa que é para não se armarem em espertos. Vá, se calhar estou a exagerar, mas de um "Olha-me esta, está com os calores!" não se safam, o que, convenhamos, dito entre senhoras pode ser constrangedor... e é ver este ritual de paragem em paragem, enquanto esta senhora colecciona "troféus", que é como quem diz, pessoas sentadas à sua volta a transpirar que nem doidas mas caladinhas que nem ratos.
Claro está que quando a "dona do pedaço" finalmente sai do autocarro aquela janela passa a ser controlada por uma destas que tinha levado com uma hortaliça na testa. Libertando toda a sua raiva e indignação, quando a primeira senhora entra a pedir para fechar aquela janela que está frio, não sai menos que um corrosivo "Olha olha... esta não tem quem a aqueça!"

Agora que penso melhor, é melhor manter os espaços indiferenciados no autocarro, é mais divertido!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Que é que tens a dizer sobre isto?!