segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Ricos pais

Qual é o melhor negócio do Mundo?
OK... esse também. Mas estou a pensar em negócios legais. Coisas para bebés. Comida, roupa, calçado, brinquedos, etc. Vocês já pensaram na relação custo/[tempo de vida; rendimento; número de utilizações; utilidade]? É mais baixa que a probabilidade de acertar no Euromilhões. E não dá para fazer sociedades. No vestuário e calçado, como é que seria? "Olha, compramos estes sapatinhos para os bebés, depois se servir o meu usa o esquerdo, o teu usa o direito"?! Sim, se servir. Estima-se que metade do calçado e roupa para bebés nunca chega a servir ao destinatário. (Quem é que estima? Eu. Mas esta expressão dá um ar profissional à coisa.) E os próprios pais é que fazem subir esta média, porque se considerarmos apenas ofertas de terceiros, então é practicamente zero. Mesmo os pais, é uma lotaria. Eu aposto que se comprarem duas camisolas iguaizinhas e vestirem uma ao bebé de manhã antes de ir para a creche, quando forem buscá-lo à tarde a outra já não lhe serve. A que vestiram de manhã serve mas o bebé já vem com os punhos das mangas nos cotovelos a fazer garrote e com a barriga à mostra, com a camisola por cima do umbigo. Eu, já para não haver confusões, quando tenho que comprar coisas para bebés ofereço sempre tamanho M. Depois digo "É um bocadinho grande? O tempo passa a voar, vais ver.". E mesmo que só lhes sirva aos 15 anos, podem sempre usar mais tarde, os fatos-treino pele de pêssego nunca passam de moda. Safo-me sempre.
Comida. Maior desperdício de sempre. De uma panela de sopa deve-se aproveitar umas 3 ou 4 colheres. O resto vai tudo direitinho para o babete ou para a camisola. Se for ao almoço... Se for à noite já cai na barriga.
Brinquedos. Duram menos que as casas pré-fabricadas dos Haitianos. Uma vez fui a uma festa de aniversário de um bebé e levei um livro daqueles que quando as páginas abrem abrem-se também uns animais em 3D, com umas esculturas em cartão. Todo bonito, e tal. Abri, e ia mostrar ao bebé. Mas era uma festa. Tinha outros bebés e crianças. Ainda o aniversariante não tinha olhado para o livro, já um dos amigos dele tinha arrancado os elefantes e os leões da Arca de Noé. Conclusão, aquela mini-pessoa vai nunca vai saber como é que os elefantes e leões chegaram aos dias de hoje! E ainda ficaram chateados comigo só porque disse ao bebé que arrancou aquilo que agora ia ter que colar aquilo tudo com a língua. Enfim... Agora ofereço só caixas embrulhadas em papel colorido. É mais barato, vai dar ao mesmo, e de qualquer maneira eles só querem rasgar o papel.
Mas o pior, é que é tudo caríssimo. É para bebé? Sobre o preço em 75%. Em promoção! Se for equipamento de segurança então... como aqueles meus amigos que foram comprar uma cadeirinha de transporte no carro a achar que conseguiam fazer um bom negócio. "Se calhar levo esta cadeirinha de transporte, parece-me igualmente boa e é mais barata." - "Tem a certeza? Olhe que esta é mais cara por alguma razão. Isto é outra coisa, não tem nada a ver. E está com 50% de desconto.". O que é que isso quer dizer?! Porque é que não tem nada a ver? Tecnicamente é melhor? É pior? Porquê... Porquê!? É outra coisa? Pois claro que é, isso vê-se. Seria muitíssimo estúpido pedir mais 500€ por uma cadeirinha igual a outra. Em promoção!! Mas se esta custa um balúrdio é porque deve ser melhor. Ainda por cima tem este desenho vermelho aqui de lado e o revestimento cinzento em vez de azul, deve ser muito melhor, realmente! "Pronto, é para a bebé, levo a melhor.". Passado duas semanas, a bebé continua a conseguir desenfiar os braços dos cintos e esgueirar-se da cadeira. Vão à loja, humildemente perguntar "Olhe, se calhar somos nós que estamos a fazer alguma coisa mal... mas como é que a caderinha funciona? A bebé continua a conseguir sair da cadeira sozinha..." - "Pois, já tem acontecido. O melhor é ensinar o bebé (de 9 meses) a não tirar os braços de dentro dos cintos.". Ai é? É assim tão fácil?! "Mas não se preocupe, se não conseguir, a cadeirinha funciona perfeitamente com esta peça extra que vendemos separadamente por mais 10€.". A sério?! É isso que resolve? Se eu soubesse que era só ensinar um bebé de 9 meses a estar quieto e não tentar sair de uma cadeira que está a prendê-lo, ou que aquilo funciona com uma peça que prende os cintos um ao outro, se calhar tinha levado uma mais barata e ia aos chineses comprar um fio para prender os cintos ou assim. "Esta que custa metade do preço também acontece, mas a peça resolve na mesma. Mas não é a mesma coisa. Esta não tem nada a ver.". Se calhar a nova versão já vem com a peça incluída, mas pelo dobro do preço, claro. Em promoção.
Eu acho-lhe uma graça...!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que é que tens a dizer sobre isto?!