quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O quase

Gosto bastante da chamada teoria  "do quase".
A teoria do quase é uma espécie de prémio de consolação auto-atribuído. É posta em prática sempre que acontece algo que, apesar de perfeitamente normal e justificável, é algo que não queríamos e que foi obra do azar ou da desconcentração, deixando-nos sempre à beira da vitória ou do sucesso... foi QUASE!
Jogamos no Euromilhões. Fazemos a nossa chave, cheios de confiança, e esperamos ansiosamente pelo sorteio. Sabemos perfeitamente que a probabilidade de acertar na chave completa é muito muito baixa, tendo em conta que temos que acertar simultaneamente em 5/50 números e ainda em 2/11 estrelas. No entanto, não deixamos de ficar completamente destroçados quando nos apercebemos que não acertámos nenhum número (exacto, nenhum), MAS... jogámos sempre em 3 ou 4 número ao lado! Foi QUASE! Jogámos no 18, saiu o 22... jogámos no 27, saiu o 25... jogámos no 1, saiu o 2... que azar! Escolhendo 5/50 números, qual é a probabilidade de sairem 5 números perto dos que escolhemos?!? Isto está enguiçado, de certeza!
Já ontem o Benfica também perdeu com um azar... participou num jogo de futebol, em que se defrontam 2 equipas que querem ganhar o jogo, e em que só há 3 resultados possíveis, e aconteceu um deles... o Benfica perdeu! Mas jogou mais ou menos... foi QUASE! Teve foi azar.
Já sorte teve o Sporting, que só perdeu 1-0. Imaginem que o Sporting jogou com uma equipa muito melhor, a equipa adversária teve muitas oportunidades e o GR do Sporting fez precisamente aquilo que lhe pagam para fazer e para o que ele treina todos os dias: defender... que azar. Logo desta vez que eu estava à espera de uma goleada das antigas. Mas foi QUASE!
Para fechar em beleza, vamos a um quiz e QUASE acertamos em meia dúzia (pelo menos) de respostas. Quase ficámos no pódio. Não ficámos, porque falhámos umas quantas, mas quase ficávamos... se tivéssemos acertado naquela que nos lembrámos depois de o jogo temrinar, e se tivéssemos escolhido a opção certa quando estávamos na dúvida entre duas, e se tivéssemos lido aquele livro, e se tivéssemos estudado melhor as serras e rios de Portugal... foi por pouco!
Basicamente correu tudo mal, não ganhámos o Euromilhões, o Benfica perdeu, o Sporting não foi humilhado, e ficámos abaixo de meio da tabela no quiz. Mas tudo isto injustamente, porque QUASE ganhámos tudo. É quase como se tivéssemos ganho.
Eu acho-lhe uma graça...
Este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico, nem enviado do meu iPad.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que é que tens a dizer sobre isto?!